Notícias

Projeto Integrador de costura é apresentado na unidade Jessé Freire do Senac

Para concluir o curso de costura, realizado na unidade do Senac no Jessé Freire, localizado no Setor Comercial Sul, nove alunas participaram de um Projeto Integrador, nesta quinta-feira (10). O trabalho consistiu em criar uma vitrine com bonecas, sendo a roupa toda idealizada e feita por elas, com estilos que contam a história da moda, desde o século XIX. A apresentação final também teve a participação de alunas do curso de cabelereiro, que fizeram os cortes e penteados das bonecas. O gerente da unidade, Osney Carvalho, explica que a ideia de utilizar as bonecas para o trabalho veio com a pandemia, para não causar aglomeração, com modelos reais.

De acordo com Osney, o Projeto Integrador é uma forma dos alunos colocarem a mão na massa antes de entrarem no mercado de trabalho, ou até mesmo abrirem o seu próprio negócio. “Todos os nossos cursos contam com um Projeto Integrador. A nossa ideia é trabalhar as habilidades do aluno, não somente no processo do aprendizado, mas trazer um pouco de bagagem de vida, com experiência técnica. Além, é claro, de desenvolver a criatividade, já que a nossa intenção é incentivar o empreendedorismo”, informa. “A ideia de utilizar as bonecas veio para evitar aglomeração. Normalmente esse trabalho é desenvolvido com um desfile, com modelos reais, com toda uma produção, envolvendo diversas turmas”, conclui Osney.

A aluna do curso de costura, Thaís de Vasconcelos de Carvalho, diz que que começou a se encantar pela área por acaso, quando ganhou uma máquina de herança de sua avó. Com a vontade de não deixar a memória familiar ser esquecida ela decidiu se especializar no Senac. “O curso foi incrível. A professora Cristina é um grande exemplo de profissional, se empenhou ensinando detalhes de acabamento da alta costura, o que me lembrava a minha avó. A vovó trabalhava para uma alfaiataria e sempre foi muito perfeccionista quanto ao resultado final das peças. O que tirei de grande lição na prática deste curso foi que: são poucas as coisas na vida que, quando erramos, são possíveis de consertar, e a costura é uma delas”, disse Thaís.

Sobre o Projeto Integrador, Thaís conta que foi mágico desenvolver e criar as roupinhas para as bonecas. “Foi um trabalho árduo começando pela pesquisa histórica, desenvolvimento de modelagens até a costura em tamanho pequeno. Sem contar que as bonecas ficaram lindas! Um dos modelos que confeccionei foi de origem do vestido de noiva da minha mãe. Casei-me há 6 meses e quis reformá-lo para usar no meu ensaio romântico. Dessa reforma, vieram alguns retalhos que foram utilizados para uma terceira versão de noiva. Isso foi muito gratificante”, conta a aluna do Senac.

A unidade do Jessé Freire do Senac está com novas turmas previstas para o curso de costureira a partir do dia 19 de julho, com 212 horas aula. Já o de cabeleireiro, está previsto para início no dia 30 de agosto, com 400h aula. Mais informações: 3223-9188

0

silvias@senacdf.com.br