Notícias

Editora lança livro com mais de 700 histórias ocorridas em Brasília

A mais nova obra da Editora Senac-DF – Mil e Uma Coisas que Aconteceram em Brasília e Você Não Sabia (440 pg.; R$ 69) – está disponível aos leitoras na Livraria Senac-DF, localizada no SIA Centro Empresarial. O livro apresenta mais de setecentos relatos de fatos pitorescos que aconteceram antes, durante e depois da construção da cidade, pesquisados e catalogados pelo autor Hélio Queiroz. Os leitores encontrarão diversos assuntos e curiosidades ligadas à história, à geografia, à arquitetura, à sociedade e à cultura da capital do País relatados de forma simples e divertida.

Histórias sobre os bastidores político-financeiros, os acontecimentos do dia-a-dia nos canteiros de obras, as festas e comemorações necessárias para o entretenimento dos pioneiros fazem do livro um diferencial no registro histórico da capital federal. Foram dois anos de pesquisas com a ajuda de uma equipe formada por cinco pessoas que auxiliaram o autor nas entrevistas presenciais com os pioneiros e em pesquisas de documentos históricos e livros sobre a capital. Tudo isso com o objetivo de tornar a obra também uma fonte de pesquisa e um guia de curiosidades sobre a cidade. “Ouvi muitos relatos, muitas histórias interessantes, mas procurei colocar no livro somente aquelas que podem ser comprovadas”, explica Queiroz.

Entre as histórias contadas, encontram-se o lançamento da candidatura de JK à Presidência da República; a primeira Missa Oficial em Brasília; o funcionamento dos bancos na construção de Brasília; os painéis e azulejos do artista plástico Athos Bulcão; a primeira sala de aula da cidade; as primeiras casas no Lago Sul; Israel Pinheiro, o comandante de Brasília; a primeira boate de Brasília; a construção do Lago Paranoá e a vila submersa; a falta de cimento para a construção; os primeiros jornalistas; a tradição culinária da Vila Planalto; o prédio em “Y” que não saiu do papel; as quatro granjas de Brasília; o primeiro cidadão brasiliense; o supermercado Jumbo, o bambolê da Dona Sarah; o programa Cobras da Notícia; a Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio-DF); e o Fla X Flu de Brasília.

Sobre o autor

Hélio Queiroz se destaca em várias frentes profissionais, revelando-se um grande entusiasta das questões sociais. Jornalista, administrador e empresário, Hélio ocupa o cargo de vice-presidente da Associação Comercial do Distrito Federal, e acumula vários cargos e funções. Sua dedicação e responsabilidade profissional renderam-lhe prêmios como Mérito Cidadão Candango 2013 e Cidadão Honorário de Brasília, dentre outros.

 

0

ACM