Notícias

Consulta com colaboradores debaterá atualização do Código de Ética do Senac-DF

O Senac-DF criou um Grupo de Trabalho para realizar a revisão do Código de Ética que regulamenta a conduta e a ética no ambiente da instituição, como parte do Programa de Integridade. Dentro do programa existe uma série de encaminhamentos de trabalhos a serem realizados, que estão associados a sete grandes temas chamados de pilares, dentre eles a Conduta Ética. Para isso, será feito o evento Programa de Integridade – Conversando sobre Ética, com os colaboradores da entidade, nesta terça-feita (13), às 10h30, pelo Youtube do Senac-DF, para em sequência fazer uma consulta pública.

De acordo com o Chefe da Controladoria do Senac-DF, Américo Martins, a participação de todos é imprescindível para o sucesso do trabalho. A Avaliação de Riscos e o Tratamento de Denúncias são outros exemplos de pilares do Programa de Integridade que serão tratados em breve. “Vamos abrir a atualização desse código para debate, para participação dos colaboradores na construção do documento. O evento do dia 13 de julho terá como palestrante uma professora da Faculdade Senac falando sobre Ética e sua importância em nosso dia-a-dia”, diz.

Américo ressalta que o trabalho é de grande importância, já que hoje, cada vez mais, as organizações públicas e privadas dão mais atenção aos valores éticos que praticam. “A definição clara das políticas e procedimentos éticos numa organização traz maior segurança para todos os colaboradores, pois demonstra o que pode e o que não pode, e como a instituição atua em casos de assédio, oferta de brindes e patrocínios, por exemplo.”, informa. Ele destaca ainda que ter essas questões bem definidas, atualizadas e amplamente divulgadas gera uma maior segurança no tratamento de eventuais distorções.

A revisão do Código de Ética também conta com apoio da Direção, área de Gestão de Pessoas, Comunicação, Faculdade Senac e da Controladoria do Senac-DF. A ideia é que o trabalho seja concluído em meados de setembro. Américo informa que o código atual não está defasado, mas ressalta a importância de uma revisão para a aderência ao Programa de Integridade e aspectos associados à Lei Geral de Proteção de Dados, dentre outros, e aqueles relacionados à realização de atividades remotas. O convite para este evento também foi estendido aos colaboradores do Sesc-DF.

7

Daniel Alcântara